Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Algarve: Renovação da linha ferroviária ficará concluída em 2011


A renovação da linha ferroviária do Algarve deverá ficar finalizada em Abril de 2011, com a conclusão dos trabalhos nos troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António.



A empreitada da terceira e última fase, no valor de 7,9 milhões de euros, iniciou-se em setembro, e prevê a substituição das travessas de madeira por betão, a instalação de carris soldados em barras longas, para eliminação de juntas, e o reforço de balastro, numa extensão de 90 quilómetros.

A renovação da linha ferroviária do Algarve teve início em 2008, representando um investimento de cerca de 25 milhões de euros e divide-se por três fases.

Duas das três fases estão concluídas, estando a decorrer a terceira e última fase, cujos trabalhos incidem nos troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António, prevendo-se a sua conclusão para Abril de 2011.

Em comunicado, a REFER explica que o investimento visa aumentar "a fiabilidade e exploração, o aumento do conforto para os passageiros e viabilizar a própria manutenção, de forma racional e sustentável".

A empresa acrescenta que a intervenção "resulta das inspeções periódicas e sistemáticas efectuadas na rede ferroviária nacional e do respetivo diagnóstico, que confirmou o aproximar do fim da vida útil dos seus elementos constitutivos".

Os trabalhos não englobam o troço entre Tunes e Faro, porque, segundo a REFER, "encontra-se modernizado desde 2004".

In Observatório do Algarve





Como podem ambicionar o TGV se nem a linha férrea está articulada no Algarve? Traçados antiquados e desadequados às necessidades das populações e turistas... Estações de Serviço ao abandono, comboios velhos é esta a realidade em Portugal, numa empresa que gere esta empresa com prejuízos regulares ano a ano...

Sem comentários: