Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Câmara de Faro quer atribuir 1030 camas turísticas nas NDT Litoral e Barrocal/Campina

A Câmara de Faro aprovou, em reunião do executivo, a alteração nos termos de referência, de acordo com as entidades intervenientes no PROT-Algarve, bem como os programas de procedimentos e os cadernos de encargos para a criação dos dois Núcleos de Desenvolvimento Turístico (NDT) no concelho.

Na elaboração dos termos de referência, segundo salienta a autarquia em comunicado, «foram devidamente ponderados documentos base como o PROT Algarve, o PDM de Faro, as Bases Gerais para a Implementação de NDT, bem como o ordenamento jurídico em vigor que regula este instrumento».

Por isso, dos trabalhos resultou a proposta de criação de dois NDT, com implantação até 515 camas cada.

Propõe-se, deste modo, a criação do NDT Litoral, que compreende o perímetro territorial da freguesia do Montenegro, e do NDT Barrocal/ Campina, que abarca as freguesias de Estoi, Santa Bárbara de Nexe e Conceição.

Os concorrentes nas suas propostas deverão promover o reforço das valências do local, a compatibilização com os valores ambientais e patrimoniais, bem como as relações com o turismo cultural da cidade e do núcleo de Estoi.

Deverão também, em função da freguesia respetiva, promover diferentes produtos turísticos: na freguesia da Conceição, a relação com a Campina de Faro, em Estoi, a componente cultural de Milreu e o centro histórico da aldeia, em Santa Bárbara de Nexe, a relação com a paisagem e o quadro panorâmico existente, e na freguesia de Montenegro, a Ria Formosa, o turismo de natureza e o turismo de investigação.

«A consecução dos núcleos turísticos propostos constituirá um indispensável instrumento de afirmação turística do concelho, e emerge como um vetor estratégico de relançamento económico, promoção de emprego, criação de riqueza e reconversão da base económica local a um vasto horizonte de oportunidades que se avizinham. O concelho tem que se afirmar e por cobro à escassez de unidades hoteleiras aqui sediadas», sublinha a Câmara de Faro, em comunicado.

A autarquia afirma ainda que a sua atuação «visa harmonizar as assimetrias de oportunidades entre a área urbana e o espaço rural, favorecendo a implantação de unidades hoteleiras e conexas que primem pela qualidade, qualifiquem a oferta turística e originem um efeito multiplicador que se reproduza por todo o concelho».

«É um passo no presente, a pensar no ordenamento territorial e nos sustentáculos estratégicos de desenvolvimento futuro que o progresso do concelho deve e vai acompanhar», acrescenta a Câmara.

A autarquia termina dizendo que aguarda agora «as propostas de grupos empresariais que desejem concorrer, apresentando projetos de investimento para as referidas zonas e que poderão consultar as peças processuais em www.cm-faro.pt ou, presencialmente, solicitar esclarecimentos aos serviços da autarquia».

O período de formalização das candidaturas decorrerá por 90 dias, a partir da publicação desta decisão, o que sucederá nos próximos dias.

In Barlavento Online


É evidente que, se Faro se quer assumir com uma cidade de futuro, para além da aposta no binómio cultura/turismo de natureza, têm que também fixar ao máximo os visitantes, proporcionando condições para que possam ter alojamento junto da cidade e no interior do Concelho, direccionado-as assim para consumir nas lojas/restaurantes do Concelho. Dessa forma, o Concelho de Faro ganhará também mais receitas e assim poderá investir cada vez mais na melhoria das infra extruturas ao dispor dos munícipes...


Tudo isto é um ciclo com efeitos positivos, com o grande "senão" de entrelinhas se perceber que a separação das camas para um Núcleo de Desenvolvimento Turístico exclusivo para a freguesia do Montenegro, num total de 515 camas, pressupor que a faixa da mata do Ludo, Pontal e Gambelas, será o alvo puro e duro para construção desse pólo hoteleiro...


Espero estar enganado mas tenho a vaga ideia que estava prometido um parque ambiental para essa zona...

Sem comentários: