domingo, 27 de março de 2011

Algarve: A praia de Ogier


Tirando a Power Stage o derradeiro dia do Rali de Portugal teve pouca história. Os indestrutíveis e fiáveis Citroen DS3 WRC foram claramente os grandes aliados de Ogier e Loeb, por contraponto com os Ford Fiesta (na generalidade) que tiveram pouca fiabilidade mecânica, com muitos problemas de suspensão (que voltaram a afectar Hirvonen no derradeiro dia) e muitos furos.


Loeb tudo fez para que a Power Stage fosse sua, e a demonstração do campeão do mundo nesse troço foi notável, permitindo atingir nesta prova o topo da classificação do mundial de ralis a par de Mikko Hirvonen. Porém, o piloto do rali é claramente Sebastien Ogier. O Algarve é decididamente a sua "praia" confirmando em 2011 a vitória de 2010, reforçando a ideia de que o principal perigo para Loeb está mesmo dentro da sua equipa. Ogier precisou de apenas 3 ralis com a equipa oficial para vencer!!!


Os dois pilotos da Ford levam de Portugal a liderança no campeonato de marcas, mas depois de tantos milhares de quilómetros de testes, mesmo em Portugal, era de esperar muito mais do Ford em termos de fiabilidade, pois em competitividade o Fiesta estará a par do DS3.


Destaque ainda para o forcing final de Petter Solberg, sendo mesmo o piloto que mais troços venceu nesta prova, conseguiu subir ao 6º lugar na derradeira classificativa, ficando atrás de Wilson, e batendo Raikkonen.


Bruno Magalhães foi o melhor português no Rali de Portugal, apesar de uma prestação "morna" muito por pouco do pouco colaborante 207 S2000. Mesmo assim os objectivos foram susperados para esta prova. Padddon venceu claramente o PWRC na frente de Ketomaki e Semerad.


LÍDERES DO RALLY: Mikko Hirvonen (Pec 1 a 3); Sebastien Ogier (Pec 4 a 6); Jari Matti Latvala (Pec 7 a 9); Sebastien Ogier (Pec 10 a 17)

VENCEDORES DE TROÇOS: Petter Solberg (6); Sébastien Ogier (5); Jari Matti Latvala (3); Sebastien Loeb (2); Mikko Hirvonen (1)



1º Sebastien Ogier - Citroen DS3 WRC 4h10m53,4s

2º Sebastien Loeb - Citroen DS3 WRC a 31,8s

3º Jari Matti Latvala - Ford Fiesta WRC a 3m22,1s

4º Mikko Hirvonen - Ford Fiesta WRC a 6m16,3s

5º Mathew Wilson - Ford Fiesta WRC a 7m48,5s

6º Petter Solberg - Citroen DS3 WRC a 10m17,4s

7º Kimi Raikkonen - Citroen DS3 WRC a 10m54,1s

8º Frederico Villgara - Ford Fiesta WRC a 11m38,8s

9º Henning Solberg - Ford Fiesta WRC a 4m16,4s

10º Dennis Kuipers - Ford Fiesta WRC a 17m54,6s


PILOTO DO RALI Sebastien Ogier

MOMENTO DO RALI Perda de tempo de Loeb no 9º troço (andou no pó de Hirvonen)

MENOS DO RALI Fiabilidade do Fiesta WRC

Sem comentários: