Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia do Estudante: Universitários algarvios criam "Muro das Lamentações"



Cerca de quarenta alunos da Universidade do Algarve (UAlg) expuseram frente ao Governo Civil de Faro cinco painéis com reivindicações dos estudantes e entregaram naquele organismo um cheque fictício de 569 mil euros, simbolizando o corte nas bolsas de estudo.

O protesto, que coincide com o Dia Nacional do Estudante, teve como mote "Eu não me calo, e tu?" e visou alertar para os principais problemas dos alunos naquele estabelecimento de ensino.

No "Mural das Lamentações", como os estudantes lhe chamaram, as principais queixas estavam relacionadas com a atribuição de bolsas, a implementação do processo de Bolonha e as condições de funcionamento das faculdades.

Segundo o presidente da Associação Académica da instituição, Guilherme Portada, pelo menos 36 alunos daquela universidade foram obrigados a cancelar as suas matrículas depois de os seus pedidos de bolsa terem sido rejeitados.

"Agora que o Governo caiu apelamos a que as forças políticas incluam nos seus manifestos mais atenção à política de ensino superior", afirmou aos jornalistas, sublinhando que a associação vai começar já hoje a contactar os vários partidos.

Nos painéis expostos no Jardim Manuel Bívar podiam ler-se frases como "Bolsas diminuídas ou inexistentes", "Acção Social mais rápida", "Ensino público acessível a todos" ou "Eu custo 154 euros por ano à UAlg e pago 924 euros".

Já o cheque fictício de 569 mil euros entregue pelos estudantes à governadora civil de Faro foi remetido à ordem do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e era assinado por estudantes com dificuldades socioeconómicas da UAlg.

De acordo com a associação académica aquele foi o valor que o Ministério reduziu em bolsas de estudo para este ano lectivo na UALg.

A associação apelou também aos estudantes para colocarem nas suas janelas faixas azuis escuras ou as suas próprias capas como forma de protesto contra as políticas de Ensino Superior.

In Correio da Manhã

Sem comentários: