Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Depois da Bela Olhão, agora é Faro que sofre com fecho de fábrica de "donos" estrangeiros...

Alfarroba em alerta vermelho

A multi-nacional Danisco, que comprou a Indal, vai fechar a fábrica já em Janeiro e leva consigo a tecnologia. Avizinha-se desemprego e problemas para produtores.


Este conhecimento possibilita a extracção a frio da goma da semente da alfarroba, a que se segue a produção de hidro-colóides, matéria prima muito utilizada em cosmética. Toda a tecnologia “foi desenvolvida no Algarve” disse ao Observatório do Algarve Manuel Caetano, ex-presidente da Danisco Portugal e da Indal, indústria transformadora da alfarroba.
Aliás, a vinda para a região daquela multinacional, prendeu-se com a existência desse know-how que foi possível desenvolver “graças à qualidade do produto (alfarroba) e às condições climatéricas”, conta Manuel Caetano, um reconhecido especialista nesta matéria e antigo administrador da Indal.

Eles (Danisco) sempre estiveram interessados na tecnologia que possuíamos desde a altura em que adquiriram a Indal ao grupo suíço Meyall” esclarece Manuel Caetano, que se desvinculou do grupo há dois anos, quando se jubilou, e cuja preocupação foi sempre "que a tecnologia existente não fosse transferida para outro país”.

Segundo o Observatório do Algarve apurou, junto de técnicos da Danisco/Indal, essa transferência já está em curso para as instalações da Danisco em Espanha e terá como consequência o encerramento da unidade fabril de Faro já em Janeiro, embora a laboração se possa prolongar até Junho, para finalizar o tratamento da campanha de produção deste ano.
Contactada pelo OA, a administração da fábrica escusou-se a prestar declarações e não foi possível apurar em tempo útil para que região espanhola será deslocalizada a unidade fabril.
Em causa estão cerca de meia centena de postos de trabalho, como o Observatório do Algarve já noticiara (ver aqui) mas as repercussões serão ainda mais graves, de acordo com as nossas fontes, pois reflectem-se igualmente “nos produtores algarvios de alfarroba”.
A perda do valor acrescentado vai incidir sobre o volume de negócios do sector que ultrapassa os dez milhões de euros/ano e também porque o produto final passará a ser importado, reconhecem os especialistas.

Os produtos derivados da semente de alfarroba ou da sua goma, têm inúmeras utilizações nos produtos alimentares – comida para bebés, gelados, etc. - e ainda na área da estética.O hidro-colóide extraído a frio da goma da alfarroba possui a característica de absorver água até 20 vezes o seu volume, o que torna este produto “muito apetecível para a cosmética, designadamente para os cremes hidratantes” exemplifica Manuel Caetano, sobre o valor acrescentado que o know-how tecnológico e a alfarroba algarvia produziam.
Se o Algarve é na verdade, uma região sustentada economicamente à base do Turismo, estes encerramentos de algumas das poucas fábricas na região, mais dependente tornará ainda o Algarve perante esta crescente crise, que parece entrar numa espiral com fins imprevisíveis. As fábricas, na posse de multinacionais, são reféns do investimento estrangeiro e com isto se vai delapidando a economia duma região, sendo os principais prejudicados os mais desfavorecidos... O que para nós era só noticia no norte do País com os encerramentos de unidades têxteis e de calçado parece agora também tocar à nossa porta...

Sem comentários: