Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Algarve: Taxa de desemprego é a mais alta (12,2%) a par do Norte


Algarve e Norte empatam com a maior taxa de desemprego nacional (12,2%) seguindo-se as regiões do Alentejo (11,8%) e de Lisboa em terceiro, com 11%. Taxa nacional estabilizou em 10,6% entre Maio e Junho, mas com aumento de 1,5% face a 2009.


O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou ontem os dados revelando que a nível nacional, se verificou uma estabilização da taxa de desemprego em Portugal nos 10,6%, relativamente ao 2º trimestre deste ano, um total de 589,8 mil desempregados, com o número de empregados a diminuir 0,3% relativamente ao mesmo período.

Contudo, houve um aumento do desemprego de 1,5% comparativamente ao período homólogo de 2009, enquanto o número de empregados diminuiu 1,7%.

Porém e segundo o INE, este é o primeiro trimestre em que se regista uma descida da taxa de desemprego nacional, que disparou no segundo trimestre de 2009 atingindo nessa altura os 9,1% , o que equivale a 507.700 mil pessoas sem emprego.

Ilhas Centro e Madeira com menos desemprego no 2º trimestre 2010

Os Açores com 6,2%, o Centro (7,7%) e a Madeira com 8,2%, são as regiões com menores valores de taxa de desemprego, de acordo com os dados do INE.

Ainda assim, relativamente ao segundo trimestre do ano passado, todas as regiões sofreram um aumento do desemprego, à excepção dos Açores. Já em termos comparativos, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2010, houve aumento de desemprego na Madeira, Alentejo e Lisboa, enquanto o Algarve, Norte, Centro e Açores registaram uma diminuição.


In Observatório do Algarve


Chegamos à época alta da nossa Região, e nem isso ameniza o fenómeno negro do desemprego na região. Se em Julho de 2010 estamos no cimo do top nacional de desempregados, então o que nos esperará nos meses de Inverno?

Sem comentários: