Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Já votou nas candidatas algarvias a Maravilhas Naturais?




A Ria Formosa está numa luta renhida com o Arquipélago das Berlengas (Peniche) para ser eleita como Maravilha Natural na categoria de «Zonas Marinhas», mas para isso ainda são precisos alguns votos. -> Telefone: 760302715 Sms: enviar 715 para 68933


Já agora, há outras três candidatas algarvias que também precisam de uma mãozinha – o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ponta de Sagres (Vila do Bispo) e o Pontal da Carrapateira (Aljezur).

É que os últimos dados não colocavam nenhuma destas candidatas nos lugares cimeiros das votações, segundo apurou o «barlavento».

No início de Agosto, as preferidas eram as Grutas de Mira D'Aire, a Lagoa das Sete Cidades, a Praia de Porto Santo, a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, o Parque Nacional da Peneda-Gêres, o Arquipélago das Berlengas e a Mata Nacional do Buçaco.

«Como a votação termina a 7 de Setembro, não podemos revelar dados concretos, mas entre Março e Agosto foram registados mais de 300 mil votos. Do Algarve, a Ria Formosa pode ultrapassar o Arquipélago das Berlengas com a promoção no programa Verão Total», transmitido na semana passada a partir de Olhão», adiantou ao «barlavento» Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal, que promove a escolha.

É que a transmissão deste programa pela RTP1, RTP África e RTP Internacional promove o património natural a concurso.

«Após o início do roadshow, a votação aumentou. A disputa entre as 21 finalistas, em cada uma das sete categorias, é cada vez maior, com algumas candidatas separadas por um número reduzido de votos», afirmou Luís Segadães.

Mas não foi fácil selecionar, pois «Portugal é um país muito rico em biodiversidade e património natural. Há locais que a maioria da população desconhece e que são únicos como o Algar do Carvão, o único vulcão visitável do mundo», justificou.

Por isso, houve três etapas, tendo a seleção começado com o levantamento dos locais naturais, tendo a lista sido reduzida a 77 pré-finalistas. A 7 de Março foram divulgados os 21 finalistas sujeitas a votação, desde essa altura.

Não se trata, porém, de um simples concurso, pois «o mote é mostrar que, se queremos salvar algo, primeiro precisamos de saber apreciá-lo», salientou ainda Segadães. Por isso, mais do que promover, a missão é sensibilizar a população para a preservação do legado que será deixado às gerações futuras.

Este concurso pode ainda dar uma ajudinha ao desenvolvimento local. «Cada vez mais, as Regiões de Turismo, as autarquias e a população entendem o potencial turístico e económico das iniciativas que divulgam o património natural. Portugal é conhecido pelas praias algarvias, gastronomia, música e futebol. Mas há muito mais para dar a conhecer», ilustrou. E a lista de 21 finalistas a concurso é uma pequena amostra do que há para oferecer no turismo de natureza.

Ainda está tudo em aberto e a realização do programa de televisão Verão Total, em direto a partir de cada uma das maravilhas tem gerado surpresas na votação. A última transmissão em direto será na Ponta de Sagres amanhã, sexta-feira, dia 3, a partir da 10 horas.

Agora, cabe às pessoas envolverem-se e votarem na sua maravilha preferida, por telefone, sms, Facebook ou no site oficial (www.7maravilhas.sapo.pt), onde é possível encontrar mais informação.

As maravilhas serão anunciadas, numa cerimónia realizada nos Açores, no próximo dia 7 de Setembro. Por isso, ainda vai a tempo de votar na sua eleita.


Pontal da Carrapateira

Abrange a faixa costeira entre as praias da Bordeira e Amado, tendo falésias altas e recortadas entrando pelo mar. Inclui-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no Sítio Natura «Costa Sudoeste» e é uma importante área de observação de aves (IBA).
A mancha de calcários da orla das arribas, distingue-se dos xistos predominantes, havendo também por ação da erosão pequenas enseadas de águas transparentes e rochas a pique.

Padrinho: Francisco Pinto Balsemão (empresário)
Para votar:
Telefone: 760302710
Sms: enviar 710 para 68933


Ponta de Sagres

O litoral escarpado da Ponta de Sagres possui uma grande variedade de habitats costeiros, incluindo sapais, falésias, sistemas dunares e sistemas lagunares.
Além das características do ecossistema marinho, que favorecem o desenvolvimento da flora rara considerada única no mundo, a ponta de Sagres tem escarpas com dezenas de metros de altura, fica junto ao Cabo de São Vicente, e é a ponta que está mais a sudoeste da Europa.
Naquele local é possível encontrar também uma avifauna abundante.

Padrinho: Luís Represas (músico)
Para votar:
Telefone: 760302714
Sms: enviar 714 para 68933


Ria Formosa

Com 60 quilómetros de extensão (desde o Ancão até à Manta Rota), abrange grande parte do litoral do Sotavento algarvio (concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António).
A Ria, classificada como Parque Natural, tem um cordão dunar arenoso litoral que protege a zona lagunar, bem como ilhas-barreira, sapais, bancos de areia e de vasa, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas, o que permite muita diversidade a nível da flora e da fauna.

Padrinho: Francisco Nunes Correia (ex-ministro do Ambiente)
Para votar:
Telefone: 760302715
Sms: enviar 715 para 68933



Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Longa faixa costeira (74788 ha) desde a Ribeira da Junqueira (Sines) até ao Burgau (Vila do Bispo) e uma faixa marítima de dois quilómetros e mais de 100 de orla costeira.
Está incluído no sítio Sudoeste da Rede Natura 2000 e IBA (Important Bird Area) Costa Sudoeste. É uma zona única a nível nacional e europeu pelo estado de conservação, pela riqueza ambiental e paisagística que a caracterizam.
Tem um enorme valor geológico, muitos habitats diferentes, arribas escarpadas, praias, charnecas, sapais, estuários, lagoas e cursos de água temporários, muitos prioritários do ponto de vista da conservação a nível europeu.

Padrinho: Tim (músico)
Para votar:
Telefone: 760302720
Sms: enviar 720 para 68933
Por Ana Sofia Varela In Barlavento Online

1 comentário:

Anónimo disse...

Não voto num suposto parque natural que tem barracas, casas ilegais para alugar a 200 cts por semana, esgotos a céu aberto e barquitos por tudo o que é canto. Isto não é um parque, é simplesmente uma lixeira natural!